Neurologista, Psiquiatra e Psicoterapeuta alemão.
Formado em Psicodinâmica e Terapia Cognitivo-Comportamental.
Diretor do Centro de Treinamento em Terapia do Esquema em Frankfurt/GER.
Ex-presidente e membro honorário do ISST.
Membro Honorário Vitalício aprovado pela Assembleia Geral de Membros do ISST em outubro de 2020
Eckhard Roediger, MD é um pioneiro no mundo da Terapia de Esquema. Ele é um dos membros fundadores do ISST e o primeiro Terapeuta de Esquema alemão a estabelecer um Programa de Treinamento em Terapia de Esquema na Alemanha. A Alemanha agora tem o maior número de Terapeutas de Esquema Certificados no mundo, devido em grande parte ao seu compromisso sustentado em fornecer Treinamento de Terapia de Esquema de alta qualidade. Ele também é um Treinador em terapia de esquema para casais e é um autor prolífico.
Enquanto ele continuou seu compromisso com o treinamento, escrita e tratamento da Terapia do Esquema, Eckhard também serviu no Conselho Executivo por 6 mandatos consecutivos desde o início do ISST, mais do que qualquer outro Membro do ISST. Ele serviu 3 mandatos como Secretário, um mandato como Presidente e dois mandatos finalmente como Tesoureiro. Seu conhecimento, experiência e generosidade o tornaram uma grande fonte de apoio e inspiração para os Membros do Conselho Executivo anteriores e atuais e para muitos outros na Comunidade do ISST. Ao longo de seu compromisso com o ISST, ele demonstrou consistentemente cuidado, compaixão e compreensão, qualidades que valorizamos muito na Comunidade da Terapia do Esquema.
Eckhard desempenhou um papel de liderança no desenvolvimento da terapia de esquema para casais. Ele fundou o grupo de interesse especial de terapia de casais e atuou no comitê do ISST que desenvolveu os critérios para treinamento nesta área. Ele é coautor do primeiro livro sobre terapia de esquema para casais (DiFrancesco, Roediger e Stevens, 2015) e de um livro de autoajuda sobre terapia de esquema para casais (Stevens e Roediger, 2017). Veja também seu artigo introdutório sobre o uso de mapas de modo e análise de ciclos de modo da maneira como fazemos na terapia de casais para entender alguns dos conflitos que ocorrem entre cliente e terapeuta (Roediger e Laireiter, 2013).
Para ver o quão prolífico escritor ele é, basta acessar www.amazon.de e colocar seu nome em “Livros”. Existem vários livros em alemão (alguns já em sua 3ª edição ) que desempenharam um papel significativo na disseminação da terapia do esquema na Alemanha. Aqui você encontrará seu livro mais recente em inglês, Contextual Schema Therapy (Roediger, Brockman e Stevens, 2018), que apresenta uma perspectiva mais profunda sobre o Modo Adulto Saudável e fornece uma orientação mais refinada sobre a implementação de exercícios experienciais. Este livro despertou muito entusiasmo e interesse na Comunidade de Terapia do Esquema e é uma contribuição importante para o avanço e desenvolvimento da Terapia do Esquema.
Sua entrevista de 2008 com Jeffrey Young pode ser lida no site do ISST em https://schematherapysociety.org/Interview-with-Jeffrey-Young-by-Eckhard-Roediger
Suas contribuições para o ISST e a Terapia do Esquema foram enormes, e ele merece o título de Membro Honorário Vitalício do ISST.
Publicações
Roediger, E. (2012). Por que a atenção plena e a aceitação também são elementos centrais para a mudança terapêutica na terapia de esquema? Uma perspectiva integrativa. Em M. van Vreeswijk, J. Broerson e M. Nadort (Eds.), The Wiley-Blackwell handbook of schema therapy: Theory, research and practice (pp. 239-248). Wiley-Blackwell.
Roediger, E. (2018). Foi ist Schematherapie?: Eine Einführung in Grundlagen, Modell und Anwendung (3ª ed.). Junfermann.
Roediger, E. (2016). Esquematerapia: Grundlagen, Modell und Praxis (3ª ed.). Schattauer.
Roediger, E., Behary, WT e Zarbock, G. (2013). Passou doch! Paarkonflikte verstehen und lösen mit der Schematherapie. Beltz.
Roediger, E., & Laireiter, A. (2013). O ciclo do modo terapêutico do esquema na supervisão da terapia comportamental. Verrhaltenstherapie, 23, 91-99. https://doi.org/10.1159/000351775
Roediger, E., Stevens, BA, & Brockman, R. (2018). Terapia de esquema contextual: Uma abordagem integrativa para transtornos de personalidade, desregulação emocional e funcionamento interpessoal. Contexto/Novo Harbinger. s
Roediger, E. e Zarbock, G. (2015). Esquematerapia em Persönlichkeitsstörungen. Der Nervenarzt, 86(1), 60-71. https://doi.org/10.1007/s00115-014-4008-8
Roediger, E. e Zarbock, G. (2015). Esquematerapia em Persönlichkeitsstörungen. Eine Standortbestimmung. Nervenarzt, 86, 60-71.
Roediger, E., Zarbock, G., Frank-Noyon, E., Hinrichs, J., & Arntz, A. (2020). A eficácia do trabalho de imagens na terapia de esquemas com casais: Um experimento clínico comparando os efeitos da reescrita de imagens e intervenções cognitivas na terapia breve de casais com esquemas. Terapia Sexual e de Relacionamento, 35(3), 320-337. https://doi.org/10.1080/14681994.2018.1529411
Di Francesco, C., Roediger, E., & Stevens, BA (2015). Terapia de esquema com casais: Um guia do praticante para curar relacionamentos. Wiley-Blackwell.
Stevens, BA, & Roediger, E. (2017). Quebrando padrões negativos de relacionamento: Um livro de autoajuda e suporte de terapia de esquema. Wiley-Blackwell.
Valente, M., & Roediger, E. (2020). Schematherapie (Psicoterapia compacta). Kohlhammer.
Zarbock, G., Roediger, E. e Hampel, J. (2014). Moduskarten no Schematherapie. Verhaltenstherapie & Verhaltensmedizin, 35, 4, 374-379.